quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Correção do Relatório do Telefone de Latinha

O Relatório foi totalmente re-feito, com o objetivo de um maior aprendizado.


1) Objetivo do trabalho:


Construir um telefone de latinhas para que haja transmissão de ondas sonoras
Aprender conceitos físicos de onda e acustica
Cumprir uma prova minima de passar no minimo 20 palavras em 1 minuto




2) Descrever todos os materiais utilizados na construção do telefone de latinha:


2 latinhas de leite condensado [no teste foram usados copinhos de iogurte]
Aproximadamente 10 metros de barbante
1 Tesoura
A mesma tesoura usada no corte do barbante, fora também usada para realizar os furos nas latinhas.
1 Alicate, ou de corte, ou de bico fino
Tinta guache ou spray.




3) Descrever em 7 passos a construção do telefone:


1- Separar os materiais futuramente utilizados para a construção do telefone de latinha e um espaço para que o telefone de latinha seja construído
2- Lave bem as latinhas, e, com o alicate, retire totalmente a parte superior das latinhas, para que a pessoa que usar o telefone não se machuque
3- Após a separação, pegue uma das latinhas, e com a tesoura, exatamente no centro do circulo do fundo da latinha, faça um furo não muito espesso, faça o mesmo para a outra.
4- Com as duas latinhas furadas, pegue uma das pontas do barbante, e passe pelo furo, dando um né, para que não saia. Faça isso na outra latinha.
5- Com as latinhas furadas e amarradas, dobre para dentro as bordas superiores da latinha, para que não exista nenhum risco da pessoa que o usara se machucar. Faça isso nas duas latinhas
6- Feito isso, as latinhas estão quase prontas para o uso, mas para um recurso estilístico, pinte-as com tinta guache ou spray. 
7-  Feito isso, o telefone está pronto para uso





4) Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente. 





Onda mecânica: A onda mecânica necessita de um meio material para se propagar.


Onda unidimensional: Se propaga em apenas uma unica direção


Onda Longitudinal: As ondas longitudinais são causadas por vibrações com mesma direção de propagação


Onda transversal: é aquela que tem sua propagação perpendicular ao movimento. Exemplo: Ondas em lago causadas por uma pessoa, onde a perturbação é causada na vertical, porém o movimento da onda é na horizontal.


Fenomenos: Fenômenos ondulatórios são: 

Dispersão - é um fenômeno que acontece quando uma onda, resultante da superposição de várias outras entra num meio onde a velocidade de propagação seja diferente para cada uma de suas componentes. Conseqüentemente a forma da função de onde inicial muda, sendo que sua forma é uma função do tempo;
Interferência: representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam.





5) Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)


Foram criados 2 projetos, apenas


O primeiro foi criado através de copinhos de iogurte, como os de Danoninho, e fios de barbante de espessura grossa, o que nos favoreceu uma grande quantidade de palavras


O segundo, utilizamos latas de leite condensado, um pouco grandes, com fios mais finos, para ver em que resultado dava, que foi excelentemente acima das nossas expectativas.




6) Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).



Problemas:
Soluções:
Dificuldade com a compra dos materiais e falta de responsabilidade dos integrantes do grupo
Cada um dos integrantes fez o possivel, e com sucesso, conseguimos montar um telefone, potencialmente bom.








7)  Para o telefone determine algumas grandezas físicas.



Massa da cordinha

Comprimento
Densidade linear
Dimensão da abertura da latinha

2 g


10 cm

0,5 g/m

10 cm
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido
Freqüência
do som emitido pelo aluno
Velocidade
do som na cordinha
Número de palavras por minuto

1,31 m


300 hz

1,56 m/s

25







8) Faça 9 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:

Nylon
Com o nylon, tivemos uma qualidade regular, porque com 5m de fio, passamos 6 palavras por minuto, com 10 metros, conseguimos passar 8 palavras. Ja com 15m de nylon, tivemos um resultado de 15 palavras.

Barbante
Com o barbante, tivemos um desempenho bem melhor. Com 5m, conseguimos passar 18 palavras por minuto, mas com 10 metros, diminuímos a quantidade de palavras, que foram 13. Ja com 15 metros, conseguimos transmitir apenas 9 palavras por minuto. 

Linha
Infelizmente, com a linha não tivemos sucesso. Com 5m de linha, nenhuma palavra foi transmitida. Com 10m de linha, obtivemos o resultado de 4 palavras,  e com 15m, apenas 5 palavras.


9) Utilize este espaço para outros comentários de resultados do item anterior:



A observação mais importante analisada pelo grupo foi que a espessura do fio é essencial para o desempenho do nosso telefone de latinha, que obteve o seu melhor resultado em 10m de barbante. 




10) Utilize o espaço para colocar as contas do item 7.



m = m/l  
m=  5/10 
m= 0,5 g/m

Velocidade do som na cordinha:

Δv = Δs = 1,56 = 1,56 m/s
        Δt      1


Comprimento da onda da voz do aluno

v = λ.f       λ = v / f     

λ = 340 / 125
λ = 1,31 m








11) Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto.



No projeto, são utilizados três fatores de acústicas, são eles:

Timbre:
É a característica sonora que permite distinguir sons de mesma freqüência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: Dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma freqüência, mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras possuem formas diferentes.

Referência:

Altura:
É uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. Geralmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina, respectivamente.

Referência:


Intensidade:
A intensidade sonora é provocada pela pressão que a onda de som causa sobre o ouvido ou sobre qualquer outro instrumento de medição da intensidade sonoraÉ a qualidade de energia transportada pelo som e que permite classificar o som em fraco ou forte. 



12) Conclusão Final:


Felizmente, na competição, nosso grupo conseguiu se classificar em 4º da sala. Na competição conseguimos alcançar a prova minima e conseguimos também construir, como o objetivo do trabalho pede, um telefone de latinha utilizando conceitos de ondas e acústica, e que, o fundamental para o bom desempenho de um telefone de latinha, é o fio utilizado, mas também devemos levar em conta a voz do falante e o formato da latinha.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Relatório Telefone de Latinha

1) Objetivo do trabalho:


Construir um telefone de latinhas para que haja transmissão de ondas sonoras
Aprender conceitos físicos
Cumprir uma prova minima de passar no minimo 20 palavras em 1 minuto




2) Descrever todos os materiais utilizados na construção do telefone de latinha:


2 latinhas de leite condensado [no teste foram usados copinhos de iogurte]
Aproximadamente 10 metros de barbante
1 Tesoura
A mesma tesoura usada no corte do barbante, fora também usada para realizar os furos nas latinhas.




3) Descrever em 7 passos a construção do telefone:


1- Separar os materiais futuramente utilizados para a construção do telefone de latinha
2- Após a separação, tenha em mãos as 2 latinhas
3- Com uma das latinhas em mão e a tesoura em outra, faça, com força, um furo fino no fundo da latinha, onde sera passado o barbante futuramente.
4- Faça o mesmo com a outra latinha, um furo exatamente no centro da circunferência no fundo da lata
5- Medir o tamanho do barbante, que sera de aproximadamente 10 metros
6- Passe as pontas dos barbantes no fundo das latinhas, dando um pequeno nó para que não se soltem do fundo da lata
7- Feito isso, o telefone está pronto para uso.




4) Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente. 





Onda mecânica: A onda mecânica necessita de um meio material para se propagar.


Onda unidimensional: Se propaga em apenas uma unica direção


Onda Longitudinal: As ondas longitudinais são causadas por vibrações com mesma direção de propagação


Onda transversal: é aquela que tem sua propagação perpendicular ao movimento. Exemplo: Ondas em lago causadas por uma pessoa, onde a perturbação é causada na vertical, porém o movimento da onda é na horizontal.






5) Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)


Foram criados 2 projetos, apenas


O primeiro foi criado através de copinhos de iogurte, como os de Danoninho, e fios de barbante de espessura grossa, o que nos favoreceu uma grande quantidade de palavras


O segundo, utilizamos latas de leite condensado, um pouco grandes, com fios mais finos, para ver em que resultado dava, que foi excelentemente acima das nossas expectativas.




6) Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).



Problemas:
Soluções:
Dificuldade com a compra dos materiais e falta de responsabilidade dos integrantes do grupo
Cada um dos integrantes fez o possivel, e com sucesso, conseguimos montar um telefone, potencialmente bom.








7)  Para o telefone determine algumas grandezas físicas.



Massa da cordinha

Comprimento
Densidade linear
Dimensão da abertura da latinha

2 g


10 cm

0,5 g/m

10 cm
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido
Freqüência
do som emitido pelo aluno
Velocidade
do som na cordinha
Número de palavras por minuto

1,31 m


300 Mhz

1,56 m/s

25







8) Faça 9 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:










9) Utilize este espaço para outros comentários de resultados do item anterior:







Através do não realizamento de todos os testes, não responderemos essa questão






10) Utilize o espaço para colocar as contas do item 7.



m = m/l  
m=  5/10 
m= 0,5 g/m

Velocidade do som na cordinha:

Δv = Δs = 1,56 = 1,56 m/s
        Δt      1


Comprimento da onda da voz do aluno

v = λ.f       λ = v / f     

λ = 340 / 125
λ = 1,31 m








11) Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto.



No projeto, são utilizados três fatores de acústicas, são eles:

Timbre:
É a característica sonora que permite distinguir sons de mesma freqüência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: Dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma freqüência, mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras possuem formas diferentes.

Referência:

Altura:
É uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. Geralmente os homens têm voz mais grave e as mulheres voz aguda, ou seja, voz grossa e fina, respectivamente.

Referência:


Intensidade:
A intensidade sonora é provocada pela pressão que a onda de som causa sobre o ouvido ou sobre qualquer outro instrumento de medição da intensidade sonoraÉ a qualidade de energia transportada pelo som e que permite classificar o som em fraco ou forte. 



12) Conclusão Final:


Através dos estudos sobre ondas que estamos tendo no ensino médio, podemos perceber que detalhes são essenciais na construção do telefone de latinha, também notamos que a utilização de materiais corretos, de acordo com a frequência da voz, gravidade ou agudez, e alguns outros fatores, podem fazer do seu grupo um campeão, ou um perdedor.






O Relatório do grupo 5 do 3º A contou com ajuda do integrante do grupo 2 do 3º C Renan Alves, cujo blog segue abaixo: 
http://grupo02-2c.blogspot.com/

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Carregando um Capacitor


O circuito ao lado, denominado circuito RC é um circuito que possui um resistor de resistência R, em série com um capacitor de capacitância C. A bateria conectada ao circuito possui fem e e resistência interna nula e  despreza-se a resistência dos fios condutores usados no circuito. Inicialmente o capacitor está descarregado e chave está desconectada tanto do ponto A quanto do ponto B. Como as grandezas correntevoltagem/fem e carga vão sofrer variações no decorrer do tempo, elas serão designadas por letras minúsculas  ie e q.

 No instante  t = o ( momento em que a chave é conectada ao ponto (A) o capacitor está descarregado, a ddp nos seus terminais é igual a zero e a tensão no resistor será igual à  fem da bateria e.
A corrente inicial no resistor será portanto:


À medida que o capacitor se carrega, sua voltagem Vbc  aumenta e a diferença de potencial Vab através do resistor aumenta ocorrendo em conseqüência uma diminuição da corrente no circuito. No entanto, a soma dessas duas voltagens permanece constante e igual à força eletromotriz da fonte. Depois de um longo tempo, o capacitor fica completamente carregado, a corrente torna-se nula e a diferença de potencial no resistor é igual a zero. Dessa forma a ddp final nos terminais do capacitor é igual à fem e da bateria.Num instante  t durante o carregamento:

Do que foi exposto, tem-se:

Em  t =0
Num instante  t durante o carregamento

Aplicando a lei das malhas de Kirchoff :


à medida que o capacitor é carregado a sua carga aumenta e portanto aumenta o potencial  Vbc  e diminui VabDepois de um longo tempo, a carga tende para um valor final Qf  e a corrente no circuito se torna nula, portanto a expressão da Lei de Kirchoff, fica:


Observação : A carga final não depende do valor de R

Bibliografia: http://www.g6-2b.blogspot.com/ [dia 09/05/2011, as 22:22]